top of page

Acreditamos que um ambiente de saúde não pode ser apenas visualmente agradável; ele precisa ser inteligente. Quando o projeto resolve a circulação, otimiza o atendimento e personaliza a experiência do paciente, a beleza surge naturalmente através do equilíbrio e da harmonia. Assim criamos espaços que transmitem segurança, profissionalismo e acolhimento

NOVA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO- UPA

Mais que uma UPA, um espaço de cuidado e humanização.

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi concebida a partir da compreensão de que um projeto de saúde deve responder de forma precisa ao seu contexto. O partido arquitetônico prioriza eficiência operacional, segurança e acolhimento, resultando em um equipamento funcional e humano.


A organização espacial baseia-se na segregação de fluxos, fundamental para a agilidade do atendimento. O acesso de emergência, localizado na Praça Abreu Sodré (onde localiza a Unidade da Mulher), é exclusivo para ambulâncias e veículos de resgate, permitindo o encaminhamento imediato de pacientes críticos à Sala de Emergência. O atendimento regular ocorre pela Avenida General Glicério, com entrada voltada ao fluxo cotidiano de pacientes, organizada para garantir conforto e triagem eficiente. A UPA conta ainda com o acesso pela Rua Monteiro Lobato, para logística, colaboradores, carro funerário e acesso ao laboratório. Embora operem de forma autônoma, os três fluxos convergem em pontos estratégicos, garantindo a unidade funcional do edifício.

Qualidade que acolhe, estrutura que conforta

A humanização do projeto reflete-se também no dimensionamento ampliado de leitos, superior às exigências normativas, nesse sentido, foram criadas varandas,  áreas de respiro e permanência, integradas às alas de observação pediátrica, masculina e feminina. Esta amplitude espacial transforma a experiência do usuário, atenuando  a sensação de confinamento durante sua permanência na unidade.


A adaptação da estrutura existente, originalmente um Posto de Saúde Central, para funcionamento de uma UPA 24h exigiu rigor técnico e adequação às normas específicas de unidades de urgência e emergência. A proposta preserva e requalifica a edificação, incorporando soluções de conforto ambiental, iluminação adequada, desempenho térmico eficiente e aplicação cromática qualificada.


O programa foi organizado em dois pavimentos: o térreo concentra os serviços assistenciais e áreas de apoio, enquanto o pavimento superior abriga os setores administrativos e os ambientes destinados aos colaboradores, garantindo setorização clara e fluxos operacionais adequados.


A unidade está estruturada em três macroáreas funcionais — Assistencial, Diagnóstico e Terapia, e Administrativa, além dos setores de apoio técnico. O conjunto de ambientes atende plenamente às demandas de urgência e emergência, com consultórios, leitos de observação, salas de estabilização, diagnóstico por imagem, laboratório, farmácia e áreas de suporte assistencial.


Mais do que um edifício, o projeto entrega um equipamento de saúde dimensionado para a demanda urbana, que alia funcionalidade, eficiência e cuidado, reforçando que qualidade arquitetônica, em saúde, é antes de tudo, contexto e humanidade.
 

WhatsApp
bottom of page